Exames disponíveis

Efetuamos colheitas ao domicílio e em diversas freguesias, permitindo que os utentes que não se possam deslocar, possam efetuar análises ou exames com o maior conforto possível. O serviço está acessível a todos os utentes da Ilha Terceira.

Não tem médico de família? Tem dificuldade na marcação de uma consulta médica de rotina? Tem mais de 40 anos e não faz análises há mais de 1 ano? Zele pela sua saúde, procure os nossos serviços para avaliação do seu estado geral.
Instruções para a colheita
Um bom resultado de um Exame bacteriológico depende de uma boa colheita. Informe o colaborador do Laboratório, a quem entrega a amostra, caso esteja a tomar algum antibiótico ou antisséptico urinário, assim como à quantos dias deixou de o fazer. Neste caso, salvo indicação em contrário do seu médico, recomenda-se uma janela terapêutica – não fazer medicação – de 3 a 5 dias, antes da recolha da urina.
Onde colher a amostra:
A colheita de uma amostra de sangue para a realização de análises clínicas é efectuada, no laboratório ou posto de colheitas, por um colaborador especializado do laboratório. É uma operação relativamente rápida, indolor e segura, já que no laboratório Brum e Freitas utiliza-se um sistema fechado de vácuo.
Para obter uma amostra de sangue podem-se puncionar todas as veias superficiais da fossa antecubital de ambos os braços, antebraço e o dorso da mão. Em casos mais difíceis poderão ser puncionados o cotovelo, o pé e o tornozelo.
Condições para colheita:
Embora alguns exames laboratoriais não necessitem que se esteja em jejum, outros requerem um jejum de pelo menos 12 horas.
Estas recomendação são válidas para uma rotina normal de análises clínicas. Haverão outras análises que necessitarão de condições de colheita especiais, pelo que deverá sempre dirigir-se ao Laboratório Brum e Freitas para marcação das análises de modo a que possa ser informado de tudo o que deve fazer para a realização das suas análises clínicas. Poderá também consultar a tabela de análises clínicas onde encontrará todas as informações necessárias para cada parâmetro analítico.
A recolha de amostra para a análise de urina II é realizada pelo próprio utente.
- Deverá solicitar um frasco esterilizado no laboratório Brum e Freitas.
- Deverá colher a primeira urina da manhã para o frasco fornecido pelo laboratório.
- Deverá entregar o frasco fechado no laboratório até às 10h00.
Deverá solicitar um frasco esterilizado no laboratório Brum e Freitas. Imediatamente antes da colheita lavar a glande, com água e sabão (sem desinfectantes). Enxaguar com água corrente e não limpar. Urinar em contínuo: o 1º jacto para a sanita, o jacto intermédio para o frasco esterilizado (acabado de abrir) e o restante, novamente para a sanita.
Rolhar imediatamente o frasco.
A amostra deve ser entregue num prazo máximo de 2 horas no laboratório, até às 10h00.
Deverá solicitar um frasco esterilizado no laboratório Brum e Freitas.
Imediatamente antes da colheita lavar os genitais, com água e sabão (sem desinfectantes), de frente para trás.
Enxaguar com água corrente e não limpar.
Urinar em contínuo: o 1º jacto para a sanita, o jacto intermédio para o frasco esterilizado (acabado de abrir) e o restante, novamente para a sanita.
Rolhar imediatamente o frasco.
A amostra deve ser entregue num prazo máximo de 2 horas no laboratório, até às 10h00.
Nota:
Um bom resultado de um Exame bacteriológico depende de uma boa colheita. É favor informar o colaborador do Laboratório, a quem entrega a amostra, se está a tomar algum antibiótico ou antisséptico urinário e/ou há quantos dias deixou de o fazer. Neste caso, salvo indicação em contrário do seu médico, recomenda-se uma janela terapêutica (não fazer medicação) de 3 a 5 dias, antes da recolha da urina.
Solicitar sacos colectores esterilizados no laboratório Brum e Freitas.
• Lavar os genitais da criança, com água e sabão (sem desinfectantes).
• Enxaguar com água e secar, de preferência com compressa esterilizada.
• O saco esterilizado deve ser aberto imediatamente a seguir à higiene dos genitais e, no caso dos meninos, o pénis deve ser introduzido no orifício do saco e o autocolante colado à pele circundante (o adesivo autocolante não magoa o bebé), no caso das meninas a abertura do saco deve ser colada na metade superior do genital.
• Após o bebé urinar o saco deve ser descolado, retirado e fechado com a outra metade do adesivo.
• Se o bebé não urinar num espaço de 30 minutos, dever-se-á retirar o saco e repetir todo o processo com um novo saco (de modo a evitar contaminações), se o bebé defecar enquanto aguarda a colheita, todo o processo tem de ser reiniciado.
• A amostra deve ser entregue num prazo máximo de 2 horas no laboratório, até às 10h00.
De preferência, a colheita deverá ser realizada aquando da substituição da algália. Nunca deve ser retirada urina do saco para exame bacteriológico:
• Retirar a conexão da algália.
• Desinfectar com álcool a 70º ou outro desinfectante alcoólico de conexões.
• Deixar correr um pouco de urina para um recipiente e rejeitar.
• Recolher directamente da algália para o frasco esterilizado aberto no momento.
• Rolhar imediatamente o frasco esterilizado.
• A amostra deve ser entregue num prazo máximo de 2 horas no laboratório, até às 10h00.
Dependendo da análise, os recipientes para recolha de amostra de urina de 24 horas, necessitam de preparação prévia com reagentes. Se o seu médico solicitou análises que necessitem de uma urina de 24 horas, deverá sempre dirigir-se ao Laboratório Brum e Freitas de modo a solicitar o recipiente de recolha, com a preparação prévia adaptada à análise à qual se destina a urina de 24 horas, e receber instruções mais detalhadas sobre a própria preparação do utente (há parâmetros que necessitam que haja restrições de alguns alimentos nos dias que antecedem e no próprio dia da colheita, etc.). No entanto, e depois de explicadas as adaptações individuais a cada utente, a colheita de urina de 24 horas processa-se da seguinte maneira:
• Solicitar o recipiente de recolha no Laboratório Brum e Freitas, se necessário, pedir mais.
• A primeira urina da manhã do dia anterior à entrega é desprezada, esvaziando a bexiga, e marca-se a hora de início.
• Recolher todas as micções, sem perdas para o recipiente que lhe foi fornecido, até à mesma hora do dia seguinte, incluindo a última (perfaz 24 horas).
• O recipiente deve ser bem fechado e entregue no laboratório nessa mesma manhã.
Exame bacteriológico-coprocultura:
Para este tipo de exame, o paciente não deverá usar laxantes para provocar a dejecção. Deverá ainda tentar urinar antes da dejecção de modo a evitar possíveis contaminações. A colheita de fezes para exame parasitológico deverá ser realizada em casa da seguinte maneira:
• Solicitar recipiente/ zaragatoas com meio de transporte apropriadas no laboratório Brum e Freitas.
• Recolher parte da dejeção (o equivalente a uma noz) para o recipiente esterilizado fornecido.
• No caso das zaragatoas, estas deverão ser embebidas nas fezes e colocadas no tubo com meio de transporte respetivo.
• Entregar os recipientes e as zaragatoas no Laboratório o mais rápido possível. Caso tal não seja possível, deverá conservar a amostra no frigorífico até 3 dias.
Exame parasitológico:
Para este tipo de exame, o paciente não deverá usar laxantes para provocar a dejecção. Deverá ainda tentar urinar antes da dejecção de modo a evitar possíveis contaminações. A colheita de fezes para exame bacteriológico deverá ser realizada em casa da seguinte maneira:
• Solicitar recipiente no laboratório Brum e Freitas.
• Antes da dejecção, deverá fazer a higiene dos genitais e do anus com água e sabão (sem desinfectantes) e enxaguar com água.
• Com a colher fornecida no recipiente, recolher parte da dejecção (o equivalente a uma noz) no centro do cone fecal.
• Introduzir no frasco, enroscar e entregar no Laboratório o mais rápido possível.
• Entregar os recipientes e as zaragatoas no Laboratório o mais rápido possível. Caso tal não seja possível, deverá conservar a amostra no frigorífico até 3 dias.
No caso de mais de uma amostra, poderá reunir conservar as amostras no frigorífico até 3 dias.

Para o bem-estar dos colaboradores e contribuir para o sucesso das empresas.
Pacotes
Colesterol total
Colesterol HDL
Colesterol LDL
Triglicerídeos
20% de desconto
Nome promocional a dizer no balcão de atendimento: PROMOLI
Glicémia
Hemoglobina glicada
Urina II
Pacote Diabetes I:
Glicémia
Hemoglobina glicada
Urina II
20% de desconto
Nome promocional a dizer no balcão de atendimento: PROMOGLI1
Prova de Tolerância à glicose
20% de desconto
Nome promocional a dizer no balcão de atendimento: PROMOGLI2
CK
CK-MB
20% de desconto
Nome promocional a dizer no balcão de atendimento: PROMOCAR
AST
ALT
Fosfatase Alcalina
Bilirrubinas
Gama GT
LDH
20% de desconto
Nome promocional a dizer no balcão de atendimento: PROMOHEPA
Hemograma
Ureia
Creatinina
Ionograma
AST
ALT
Gama GT
Bilirrubinas
CK
LDH
Testosterona Total
Testosterona Livre
HGH
TSH
20% de desconto
Nome promocional a dizer no balcão de atendimento: PROMODES
Os pacotes são preços exclusivo ao site, os utentes para usufruir destas promoções terão de no balcão de atendimento indicar os nomes promocionais, caso contrário será praticado o preço standard.